segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Do Cinema

Ontem, caso tivessemos optado por ir de Pau Amarelo até ao Recife poderia ter visto na Casa Amarela o Decálogo de Kieslowsky, numa sessão gratuita que se iniciou às 10h00 da manhã e que terminou às 22h00, e que desta forma exibiu integralmente os dez filmes que compõem Decálogo.

Aqui em Pau Amarelo pode-se ver, durante este fim de semana, dois filmes brasileiros da última década. O primeiro foi O que é isso companheiro?, filme de Bruno Barreto, que tem como base do seu argumento um livro com o mesmo título de Fernando Gabeira e que narra o sequestro do embaixador dos EUA no fim dos anos sessenta (1969) por um grupo político-militar chamado 8 de Outubro, numa época em que o Brasil se encontrava sob uma ditadura militar que se iniciara pelo derrube do governo de João Goulart ainda só se tinha iniciado há cinco anos e que iria perdurar ao longo dos anos setenta e até 1989, ano em que são realizadas eleições presidenciais livres. (Fernando Gabeira, actualmente membro do Partido Verde, foi um militante do grupo militar 8 de Outubro e narra no seu livro O que é isso companheiro? o que parcialmente Bruno Barreto adaptou para filme).

Sobre esta mesma época, agora num registo documental, e explicando a evolução da política brasileira no início dos anos sessenta, Sílvio Tendler fez o filme Jango (Jango é o nome sob o qual ficou conhecido o João Goulart que sucedeu a Jânio Quadros na Presidência da República do Brasil.) que se debruça sobre a época em que Jânio Quadros renuncia à Presidência da República, conduzindo a que João Goulart, seu vice-presidente, viesse a ser seu sucessor como Presidente da República, como constitucionalmente era de direito. Contudo este seria afastado da Presidência através de um golpe militar que instauraria a Ditadura Militar.

Realização: Bruno Barreto, Montagem: Isabelle Rathery, Elenco Principal: Alan Arkin, Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Nelson Dantas, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Maurício Gonçalves, Caio Junqueira, Selton Mello, Eduardo Moskovis, Valdir Onofre, Samir Murad, Charle Miara, Harry Stone, Fernanda Montenegro, Milton Gonçalves, Othon Bastos.

Sem comentários:

Enviar um comentário